A nutrição não é apenas garantir o aporte adequado de nutrientes, é mais do que isso, contribuir para o bem-estar e longevidade do animal. No âmbito da medicina preventiva, uma alimentação equilibrada e saudável previne a obesidade nos animais e inúmeras outras doenças associadas á ela, como o câncer, mantendo o seu animal em boa forma, saudável e com melhor qualidade de vida.
O acompanhamento nutricional, desde após o desmame do animal é de suma importância para um desenvolvimento adequado como adulto saudável, e este acompanhamento deve ser estendido a cada mudança de fase ou aparecimento de enfermidades.
Animais em desenvolvimento possuem necessidades diferentes dos adultos, bem como de animais prenhes e também dos idosos, deste modo é necessário adequar a alimentação de seu animal.
Para essa adequação, um médico veterinário, ou zootecnista, com conhecimento no assunto são os profissionais de escolha. Através de uma avaliação presencial minuciosa, informações sobre o animal e inúmeros cálculos feitos pelos profissional, um plano alimentar será desenvolvido de forma individualizada, para garantir que o seu animalzinho estará recebendo todos os nutrientes essenciais, na quantidade correta.
Fonte consultada
Comments