top of page
Buscar
Foto do escritorBruna Fernandes

Alimentos úmidos para gatos

Devido ao hábito natural dos gatos de ingerir pouca água, estratégias são necessárias para estimular o consumo de água pelo animal. Esse hábito é herdado de seus ancestrais que vieram de regiões desérticas, o que os levou a apresentar menos sede. Espalhar potes de água sempre fresca e limpa pela casa, fontes de água correntes, cubos de gelo nos potes e alimentação com maior teor de umidade são os maiores aliados para promover uma maior ingestão de água pelos felinos.



O que é o alimento úmido?


Estes consistem de ração ou patê com 60 a 87% de umidade em sua composição, comercializados em sachês e latas. Em geral, são alimentos industrializados completos e balanceados, o que significa que em sua composição há todos os nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo animal, assim como nas rações secas.


Qual a vantagem do alimento úmido pro alimento seco?


O fator mais fácil de se diferenciar esses tipos de alimentos é o teor de umidade, onde os alimentos secos possuem um teor de umidade por volta de 10%, contra no mínimo 60% dos patês e sachês, promovendo uma maior ingestão hídrica pro animal, o que contribui na prevenção da formação de cálculos urinários.


A composição do alimento úmido se assemelha mais ás presas que os felinos caçavam enquanto evoluíam, com altos teores de proteína, gorduras e umidade, e menor concentração de carboidratos e fibras. Os alimentos úmidos geralmente exalam um aroma mais atrativo, o que é desejável para felinos, já que eles tem o olfato mais desenvolvido que o paladar em si.


Mitos envolvendo os alimentos úmidos:


– Maior teor de sódio: O fato de os animais ingerirem mais água e, consequentemente, produzirem mais urina quando consomem alimento úmido gerou, provavelmente, o mito do alto teor de sódio nesses alimentos. Entretanto estudos foram feitos para avaliar essa questão e foi comprovado que isso não passa de um mito, além de certas informações mal interpretadas, visto que um maior teor de sódio na alimentação (em concentrações seguras) é uma estratégia validada através de pesquisas para promover a maior ingestão de água e evitar cálculos urinários;


– Mais calorias: Outro mito relacionado ao alimento úmido é que ele predispõe à obesidade, quando é justamente o oposto. Por ser um alimento diluído, tem que ser oferecido em maior quantidade para suprir as exigências nutricionais diárias. Para evitar o consumo de quantidades maiores que o necessário basta seguir as instruções do rótulo do produto, ou para uma quantidade mais exata e específica para cada animal um veterinário poderá calcular a quantidade de alimento diária através de fórmulas utilizadas em nutrição. Esse controle de quantidade deve ser mais rigoroso quando o alimentos úmido for misturado ao alimento seco.





Bibliografia consultada:



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  • LinkedIn
bottom of page