O calor afeta os pets tanto quanto a nós. Indisposição, falta de apetite, desânimo.. quem não sente tudo isso naqueles dias que nada refresca?
Nossos pets também passam por todos esses incômodos das altas temperaturas. Em geral, estes sinais se resolvem com a melhora da temperatura e meios de se refrescar, como oferecer água gelada, colocar o pet perto de um ventilador ou ar condicionado, oferecer petiscos gelados ao longo do dia, como gelinhos saborizados com caldo de carne (não o tempero mas a água da carne cozida sem temperos) ou pedaços de frutas.
A falta de apetite é um dos sinais que mais nos preocupa, pois geralmente é o primeiro sinal de que algo não está bem com o pet. Mas nos dias de calor infelizmente é bem comum que o pet rejeite a comida. Uma boa estratégia é dar a comida nos horários mais frescos, bem cedo de manhã, no fim da tarde e á noite.
Exercícios devem ser evitados ao máximo, ou adiados pros horários menos quentes do dia, e mesmo assim feitos com menos intensidade.
Cães e Gatos de raças braquicefálicas (Bulldog inglês, Bulldog francês, Pug, Shih Tzu, Pequinês, Persa, Himalaio, e qualquer outro do focinho achatado) requerem cuidados redobrados, pois não conseguem se resfriar propriamente pela respiração, devido ao formato do focinho, o que pode levar á hipertermia, e engasgos com a alta produção de saliva, podendo resultar em óbito. Estes animais jamais devem ser deixados em ambientes fechados, sem ventilação apropriada e fontes de água fresca. Exercícios são altamente contraindicados em dias quentes, exatamente por não conseguirem se resfriar.
Então nos dias quentes cuide também do seu pet pra que não seja tão incômodo ☀️
Comments