Comedouros e bebedouros elevados se estabeleceram como produtos bastante procurados no mercado pet, geralmente prometem diversos benefícios, e alguns são referidos até como itens essenciais para o bem estar todo cão e gato, mas qual a real indicação e benefícios desse tipo de comedouro?
• Pessoalmente, a afirmação mais problemática que vejo em sites de produtos para pets é de que esses comedouros seriam essenciais para o bem estar de cães e gatos, pois ao se abaixarem para comer o estômago, a coluna e o pescoço ficariam sobrecarregados. Essas afirmações são puramente para convencer os tutores a comprarem o produto. Cães e gatos foram projetados para comerem abaixados, pense nos seus ancestrais, como eles comiam? Pois é.
• Então eles são inúteis? Não necessariamente, há situações em que eles são muito indicados! Animais com dor em articulações dos membros, coluna ou pescoço, que tenham dificuldade pra se abaixar, animais com megaesôfago e refluxo crônico sãos os que realmente necessitam desses comedouros elevados, pois essas condições dificultam ou até impossibilitam a ingestão na posição natural.
• Animais saudáveis não podem utilizá-los então? Nada proíbe. Se o comedouro for da altura correta pro porte do animal ele também pode ser utilizado por cães e gatos saudáveis. Não é uma necessidade nesse caso, pode ser considerado uma comodidade pro animal. Porém, deve se avaliar se o animal está se adaptando ao novo modelo e se não está na verdade o atrapalhando.
• Pros gatos ainda tem um outro porém nessa questão. Muitos desses modelos possuem local para colocar a comida e a água lado a lado, e é sabido que a maioria dos felinos não gosta de beber de tigelas que fiquem ao lado da comida. O motivo desta preferência não se sabe ao certo, alguns especialistas sugerem que seria um comportamento herdado dos ancestrais que viam alguma desvantagem ou perigo em fontes de água próximas ás suas caças.
Bibliografia consultada:
Commenti