As condições de armazenamento da ração que o seu pet consome podem fazer uma grande diferença na conservação e até mudar a composição do alimento sabia?
Podem ocorrer mudanças no sabor, odor e consistência, bem como na oxidação das gorduras e vitaminas ali presentes. E ainda, há microrganismos, como fungos e bactérias, que utilizam a ração como um meio de se multiplicarem, diminuindo o valor nutricional do alimento e liberando toxinas na ração ao mesmo tempo. Estas toxinas podem levar á serias intoxicações em cães e gatos.
Muitas embalagens de rações vem com o sistema de fechamento "zip lock", que facilita o armazenamento e garante a conservação do alimento. Mas o que fazer com as embalagens que não tem esse sistema? Dobrar a borda da embalagem e prender com algum prendedor/pregador não garante a conservação do alimento, especialmente no caso das embalagens grandes de ração, que levarão um tempo maior para terminarem.
Uma opção viável é o porta-ração
Temos uma variedade de porta-rações no mercado pet atualmente, feitos de diversos materiais, formatos e cores, mas o que interessa neles é o sistema de vedação, afinal é exatamente isso que vai conferir a conservação do que está sendo armazenado. Além dessa característica, é importante que ele não libere odores que podem ser transferidos á ração, e sejam de materiais de bloqueiem a luz para seu interior. "Ok, comprado o porta-ração ideal, transfiro a ração da embalagem pra ele então?"
Isso não é recomendado. A embalagem aberta deixa a ração exposta á um ambiente que varia constantemente a temperatura, luminosidade, umidade e que contém uma variedade de microrganismos no ar, o porta-ração funciona como um ambiente mais controlado, então o correto é colocar a embalagem de ração dentro dele, preferencialmente com a borda fechada. Tudo isso pra diminuir o contato da ração com o meio externo e evitar aqueles problemas discutidos inicialmente como fungos e alteração na composição. E pra garantir a melhor conservação do alimento é ideal que o porta-ração não fique em local com luz solar direta, que seja quente ou úmido. Outras opções para armazenamento:
Dividir a ração em saquinhos plásticos, bem amarrados/vedados, com a quantidade do dia ou da semana que o animal vai ingerir, e colocar esses saquinhos dentro da embalagem de ração, também bem fechada, ou de um pote hermético;
Adquirir um vedador de saco de ração (é um produto facilmente encontrado pela internet, em petshops hoje;
https://nutricao.vet.br/assunto/pt-conservacao-da-racao-en-feed-conservation-es-conservacion-de-piensos
http://www.fatecguaratingueta.edu.br/fateclog/artigos/Artigo_51.PDF
https://www.hillspet.com.br/pet-care/nutrition-feeding/cat-and-dog-food-storage-tips
https://www.petlove.com.br/dicas/como-usar-corretamente-o-porta-racao
https://www.petlove.com.br/dicas/armazenando-alimentos-beneficios-na-conservacao-de-racao-para-o-seu-pet
Comentários