🐺🐯 Cães e gatos são carnívoros por natureza, possuem sistema digestivo que evoluiu para para digerir e retirar os nutrientes que necessitam, principalmente, de alimentos de origem animal.
🐯 Os gatos são carnívoros estritos, deste modo, o contato com frutas e vegetais na natureza seria esporádico, em pouca quantidade e já parcialmente digeridos, pelo conteúdo do estômago de suas presas, eles por si só não iriam buscar vegetais para comer.
🐺 Já os cães são carnívoros preferenciais ou oportunistas, possuem uma capacidade maior de digerir vegetais do que os gatos. Tubérculos, plantas, frutas até fazem parte da dieta de lobos, mas isso não os torna onívoros, eles ainda são fisiologicamente carnívoros.
🥦 A dieta vegana é composta somente com produtos de origem vegetal, sendo necessária suplementação com aminoácidos, vitaminas e minerais sintéticos para que fique compatível com as necessidades nutricionais mínimas de cães e gatos. Mas quando o animal é submetido á essa dieta ele está sobrevivendo, ou vivendo com saúde? Afinal, estaríamos modificando drasticamente sua fisiologia, bioquímica e etc.
🥦❌🥩 Os nutrientes de origem vegetal possuem, np geral, menor biodisponibilidade do que os de origem animal, ou seja, o animal aproveita pouco os nutrientes de uma ração ou dieta caseira com componentes estritamente de origem vegetal. Por esses motivos é necessário que o profissional que formulará a dieta tenha bastante conhecimento e certeza do que está fazendo, pra que não ocorram desbalanços ou deficiências de nutrientes.
👩🏻⚕️ Pessoalmente/profissionalmente não indico, nem sou a favor de impor a filosofia vegana ou vegetariana na dieta de animais que não possuem essa natureza fisiológica. Isso não significa que eu seja contra essas práticas em si, pelo contrário, acho que são atitudes e pensamentos bem nobres Entretanto, na natureza, e mesmo agora após a domesticação, cães e gatos não procurariam esse tipo de alimentação para viver, pois sabem instintivamente que não é o melhor pra eles. Um outro fator importante, e que me deixa preocupada, é que não temos um número considerável de cães e gatos que tenham ingerido uma alimentação sem ingredientes de origem animal a vida toda. Portanto, não temos certeza de como o organismo dos nossos pets lidaria com esse tipo de alimentação sendo empregada a longo prazo.
🧬Impor uma dieta que não condiz com a biologia de cães e gatos ironicamente vai de contramão às filosofias do vegetarianismo e veganismo, de respeito aos animais. Ao mesmo tempo, devemos avaliar o quanto as dietas comerciais secas, impostas há décadas aos nossos animais de estimação, bem como as condições ambientais em que os colocamos em nossas casas, condizem com o que seria melhor pra eles.
⚖️ No final das contas creio que o melhor caminho é o equilíbrio. Promover uma dieta adequada não significa obrigatoriamente oferecer alimentação natural, ou oferecer ração comercial, pois a alimentação natural é uma dieta que requer tempo, dedicação e responsabilidade para seu preparo, ou ainda, demanda condição financeira para comprar as refeições de alimentação natural já prontas, de empresas que comercializem.
A ração comercial ao mesmo tempo já não deve mais ser vista como a única fonte de alimento adequada para cães e gatos, como por muito tempo foi considerada, pois já sabemos que ela não é exatamente apropriada à bioigia deles. Apesar de serem nutricionalmente balanceada, possuírem hoje ingredientes funcionais e até auxiliarem no tratamento de doenças, lhe faltam características em sua composição para serem considerada adequada para a fisiologia do animal (possuem menor concentração de água, de gordura e proteína, concentração muito grande de carboidratos, ingredientes de qualidade inferior, presença de conservantes, corantes, risco de micotoxinas).
Uma dieta adequada deve ser aquela que o tutor tenha condições de adquirir💲e que ao mesmo tempo:
🥩🥦 possua ingredientes de boa qualidade,
⚖️ balanço nutricional ótimo,
🎨sem corantes,
⚗️sem conservantes,
🐣🐥adequada para a fase de vida do animal,
🏇 adequada para o nível de atividade física e estado reprodutivo.
👩⚕️👨⚕️deve ser indicada por um médico veterinário ou zootecnista, que calculará a quantidade diária necessária, após fazer uma avaliação nutricional completa do animal.
Dentro deste conceito existe uma variedade de dietas/alimentos disponíveis, e algum deles será adequado para o tutor e seu animal. Devemos lembrar, entretanto, que há situações em que dietas com proteína de origem vegetal podem ser necessárias, como nas alergias alimentares severas, em que são empregadas rações hipoalergênicas como parte principal do tratamento. E no final o que de fato conta é o seu compromisso em querer oferecer o melhor que estiver ao seu alcance pro seu pet, afinal ele é parte da família 💞
Adaptado de:
ABONIZIO, J.; BAPISTELLA, E.; À mesa com cães e gatos: ração vegetal e fronteiras interspécies; Iluminuras; v. 17, n. 42, p. 107-135; 2016.
MACEDO, H. T.; et all. Alimentos não convencionais para cães e gatos; Novos Desafios da Pesquisa em Nutrição Animal; Ed 2018; n. II; p. 90 - 108; 2018.
HAWN, R.; Should Your Pet Go on a Vegetarian Diet? The risks of feeding vegan or vegetarian diets to your pet; Web MD; Disponível em: https://pets.webmd.com/features/vegetarian-diet-dogs-cats
ADOLPHE, J. L. et all. Plant-based diets for dogs; Journal of the American Veterinary Medical Association December 1, 2018, Vol. 253, No. 11, Pages 1425-1432; Disponível em : https://doi.org/10.2460/javma.253.11.1425 ;
Comentarios