Há um mito antigo de que cães e gatos não podem de forma alguma comer frutas cítricas por serem muito ácidas, correndo o perigo de desenvolverem azia, gastrite e úlceras. Quantas vezes você já não leu naquelas famosas listinhas de frutas permitidas e proibidas as frutas cítricas sempre na categoria das proibidas não é? Eu creio que seja aquela história de que uma mentira contada 1000 vezes acaba se tornando verdade, pois vejo essa mesma informação sendo repetida por colegas e leigos exatamente da mesma forma, sem que se pare pra pensar no porquê dessa proibição e se ela faz sentido.
Pense comigo: o pH do estômago de cães e gatos saudável fica em torno de 1.0 e 2.0, extremamente ácido, e a fruta que mais se aproxima desses valores é o limão que fica em torno de 1.7, e essa é um fruta que os pets geralmente nem se interessam. Ou seja, mesmo um fruta tão ácida não supera o próprio pH estomacal deles.
As frutas cítricas contém bons níveis de vitamina C, um ótimo antioxidante, além de cálcio, magnésio, vitamina B, potássio, manganês, e fibras e outros nutrientes 🍋🍊🍍🍎🍓
Então se o seu pet é saudável e não tem restrições quanto à essas frutas, não tenha medo de oferecê-las, sempre com bom senso, respeitando a quantidade de 10% das calorias diárias ⚖️
Referências
- Tabela TACO 4ª Ed
- Gastrite em cães e gatos https://www.diagnosevet.com.br/noticias/gastrite-em-caes-e-gatos
- Gastrite em cães: abordagem terapêutica https://www.affinity-petcare.com/vetsandclinics/pt/gastrite-em-caes-abordagem-terapeutica/#:~:text=Os%20sinais%20cl%C3%ADnicos%20da%20gastrite,nas%20fezes%20e%20dor%20abdominal.
Comments