top of page
Buscar
Foto do escritorBruna Fernandes

Frutas para cães e gatos

Quem nunca viu aquelas listinha pelas redes sociais de frutas permitidas e proibidas para cães e gatos? Em geral nas proibidas estão a uva, abacate, limão, coco, carambola, açaí.. Mas infelizmente ainda existem alguns mitos sobre esse assunto, causando desinformação. Vamos desmistificar essas listinhas?



Quais são realmente tóxicas?


  • Uva (passa, vermelha, verde, qualquer uma), açaí, carambola e a semente e subprodutos do cacau. Estas possuem compostos que, apesar de serem inofensivos pra nós, são extremamente tóxicos para cães e gatos. Se estas forem ingeridas ligue logo em seguida, ou leve ao veterinário. 🍇 A uva permanece um mistério do porquê é tóxica, pois o composto em si que causa a falência renal ainda não isolado, entretanto há relatos suficientes de animais tiveram lesões renais após o consumo da uva. 🥣🍫O açaí, assim como o chocolate, possui a teobromina que causa sinais cardíacos, neurológicos, digestivos e pode culminar em óbito. 🍋A carambola possui a caramboxina, um composto que causa sinais neurológicos e renais. 🥑A casca e o caroço do abacate também entram aqui, pois é somente nestas partes que se concentra o composto toxico persina, ao contrário da polpa que na realidade é muito saudável em quantidades moderadas.


E as frutas cítricas? 🍍🍊🥝


Estas geralmente estão nas listas de frutas proibidas injustamente. Muitos acreditam que o nível de acidez delas pode ser prejudicial pro estômago de cães e gatos saudáveis, entretanto não consideram que o pH estomacal deles varia de 1 a 2, mais ácido que o estômago humano. O abacaxi, por exemplo, tem um pH por volta de 3,2, a laranja por volta de 3,7 e o limão de 2 a 2,6. Mas devemos lembrar que aqui estamos falando de animais saudáveis, para aqueles que sofrem de alguma enfermidade gastrointestinal as frutas cítricas de fato não devem ser oferecidas.


As frutas permitidas são ótimas opções de petiscos, com diversas vitaminas, antioxidantes e outros nutrientes que contribuem para um organismo saudável, porém, há algumas regrinhas de bom senso que sempre devemos respeitar:


Frutas devem sempre serem oferecidas sem caroço, e sem casa no caso do abacate;


⚖️ A quantidade deve ser de no máximo 10% das calorias diárias que o animal ingere (um veterinário ou zootecnista pode te indicar quanto isso significa);


Frutas com alto teor de gorduras, como a polpa do côco 🥥 e do abacate 🥑, devem ser dadas com bastante moderação pois podem acarretar desarranjos intestinais e problemas pancreáticos;


Pets diabéticos, com pancreatite, hepatopatias, com diarréia e/ou vômitos, ou em outros regimes especiais, não devem receber outros alimentos além daqueles aprovados pelo veterinário que prescreveu a dieta (seja ela natural ou ração);


Frutas com alto teor de frutose (açúcar), como a 🍌 banana e a 🥭 manga, devem ser dadas com moderação.


Animais com qualquer outra enfermidade que não tenha sido citada aqui (qualquer uma, crônica ou aguda) só deve receber alimentos extras após confirmação com o seu veterinário de confiança.


👩‍⚕️ Ao sinal de que algo não está bem após seu pet ingerir alguma fruta leve-o imediatamente ao veterinário, jamais arrisque com receitas caseiras contra intoxicações.


Bibliografia consultada


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  • LinkedIn
bottom of page