A associação do gato com o leite é antiga, representada muitas vezes em desenhos, filmes e qualquer outra representação de felinos, o leite aparece quase sempre como o alimento preferido deles, ás vezes sendo referido até como única fonte alimentícia (quem não lembra dos desenhos onde o gato se alimentava apenas de leite?). Entretanto, algumas informações errôneas se propagaram junto dessa relação, o que leva á uma das dúvidas mais comum sobre a alimentação dos felinos: posso dar leite pro meu gatinho?
Não temos uma resposta padrão, mas sim fatores a se considerar antes: é a primeira vez que ele vai tomar leite? qual leite será usado? Se não é a primeira vez, ele tem alguma alteração nas fezes, ou apresenta coceiras, nos
períodos em que está tomando o leite? E antes de explicar esses pontos, precisamos antes entender sobre a intolerância e a alergia á lactose, pois muitos confundem essas condições. A intolerância, em termos mais simples, representa uma baixíssima capacidade de digerir a lactose de um alimento, o que deixa diversas moléculas de lactose não digeridas pelo intestino, que acabam fermentando e ocasionando gases, cólicas e diarreias. E estes podem ainda gerar sintomas secundários, como indisposição, desidratação, além de sintomas que derivam destes e assim por diante, caso não
tratado. Mas a intensidade e probabilidade destes sintomas aparecerem está ligado ao nível de intolerância (o quanto de lactose é deixada de digerir) e ao volume de lactose ingerido no alimento. Ambos podem variar bastante de animal para animal. Já a alergia é uma reação do corpo á proteína do leite (comumente a caseína), que resulta em sintomas alérgicos, sendo os mais comuns coceira no queixo, pescoço, cabeça, bochechas, e lambedura do abdômen (ás vezes apenas um destes sintomas está presente no gato alérgico e ás vezes mais de um aparece, a intensidade da coceira e lambedura costuma ser de média á alta). Observando os sintomas de cada condição percebemos que eles não são restritos apenas á estas situações certo? Gases, diarreia e coceiras podem aparecer em outras condições que o animal possa ter, e coincidentemente apareceram no período em que o gatinho estava tomando leite. Então antes de se afirmar que estes sintomas confirmam que o animal tem intolerância ou alergia, é preciso descartar outras possibilidades mais comuns, como alergia á outros elementos (outros alimentos, ácaros, pólen, saliva de pulga/carrapato, potes de plástico, produtos de limpeza...), ou problemas digestivos de outra natureza (ingestão de alimentos estragados, alimentos fermentativos, verminoses, infecções intestinais...). "Tem que pensar em tudo isso só pra oferecer um pires de leite pro gato?"
Se você vai fornecer um algo ao animal que tem a possibilidade de causar um mal estar, então sim, você tem que no mínimo se informar sobre essas possibilidades.
É a primeira vez que o animal vai tomar leite? não ofereça muito e observe se há qualquer alteração no pet, no mesmo dia e nos dias seguintes, mesmo as que não estiverem listadas aqui.
Qual leite você vai oferecer? Hoje temos já popularizados os produtos sem lactose (ou com adição da enzima que digere a lactose, chamada de lactase).
Se nos períodos em que ele toma leite você nota alguma mudança, ou algum sintoma estranho, cesse todos os alimentos que são oferecidos além da ração e considere a necessidade de uma avaliação médica.
Em geral, o leite é um bom alimento, que pode contribuir para uma maior ingestão de água pro felino, servir como um agrado de baixa caloria, entre outras utilidades. Pros gatinhos que se apresentam bem, e não possuem qualquer alteração quando ingerem leite, aconselho apenas que, se já não estiver sendo utilizado, façam a troca do leite comum para o sem lactose. Pra aqueles que possuem alterações, que podem estar relacionadas á ingestão do leite ou não, é sempre necessário avaliar individualmente pra liberar o alimento.
Kommentare