A limpeza dos comedouros e bebedouros tem uma grande importância na saúde dos pets, mas infelizmente pouco se é fala desse assunto por aqui.
Quando cães e gatos comem ou tomam água eles acabam deixando saliva nos potinhos, saliva esta que contém naturalmente uma variedade de microrganismos.
Se deixados alí quietinhos, estes microrganismos podem se multiplicar e contaminar a água e a comida que é colocada. A comida em especial, seja ração ou dieta caseira, costuma ser um ótimo ambiente pros microrganismos se proliferarem.
E essa colônia de microrganismos que agora vive no potinho pode fazer mal ao organismo do pet, especialmente se ele estiver passando por alguma situação que deixe seus sistemas de defesa vulneráveis.
• Frequência ideal de limpeza
Idealmente deveríamos limpar todos os dias (assim como fazemos com nossos pratos e talheres), mas nem sempre isso é viável para todos. Então eu costumo dizer que devemos limpar o mais frequente possível dentro da sua rotina, e não menos que três vezes na semana, principalmente se o seu pet come dieta caseira.
• Forma correta de higienização
Não vale só passar uma água rápida ! A limpeza deve ser feita com uma esponja (e aqui eu friso pra que vocês deixem uma esponjinha separada só pra isso), que não seja áspera pra não arranhar a superfície das vasilhas (estes arranhados podem acabar virando locais onde os microrganismos consigam se esconder, sendo mais difíceis de limpar), e com sabão neutro, pra não deixar odores fortes nos potinhos (o sabão de côco costuma servir bem pra isso)
E aí, como anda os potinhos do seu pet?
Comments