top of page
Buscar
Foto do escritorBruna Fernandes

No último dia do seu pet..

Vez ou outra a gente recebe um sacode de onde menos esperamos..




Passeando pelos stories do instagram me deparei com um colega compartilhando esse post da @vidadespitz


"Quando o último dia de vida do seu cão chegar, o que você vai lembrar? Você estará satisfeita com a vida que ofereceu a ele? Seus medos terão valido a pena? As experiências que você o privou terão feito sentido? Especialmente em cães pequenos vejo uma preocupação excessiva com futilidades, ou coisas que para o cão não fazem muita diferença. Muitas vezes vejo que tão próximas do desnecessário, as pessoas estão cada vez distantes do que realmente importa. De que adianta uma vida inteira de vacinas e remédios se o seu cão nunca poderá aproveitar a lama, a praia, a trilha? Vejo que de alguma forma nós nos afastamos do que é natural, ou normal, e tentamos levar uma vida cada vez mais asséptica e cheirosa. No meio do caminho esquecemos que cães não precisam tomar banho, que carrapatos e pulgas vão surgir, vermes estarão ali, cheirar é natural, e assistência veterinária de qualidade vai muito além de entupir um cão de remédios. Quantas vezes você não permitiu que seu cão explorasse melhor o passeio porque ele acabou de tomar banho? Ou que por medo dele pegar carrapato você não levou ele para cheirar a grama? Quantas vezes o seu medo te impediu de fazer algo realmente bom para o seu cão? Quantas vezes o excesso de cuidado não permitiu que seu cão tivesse um pouco mais de liberdade? Eu sei que muitos vão achar que tudo isso é sinônimo de amor, carinho e cuidado - e se assim for para você, tudo bem. Mas pense no último dia de vida do seu cão... Nesse último dia, no último suspiro dele... A vida dele terá valido a pena? Ele terá vivido bem? Seus medos terão valido a pena? Diante daquele último suspiro as experiências que você o privou terão feito sentido? Você estará satisfeita com a vida que ofereceu a ele? Do que você vai se orgulhar de ter feito pelo seu cão diante daquela despedida? Do que você vai lembrar no dia seguinte quando ele não estiver mais ali? Refletindo sobre isso, não há nada que você faria diferente do que está fazendo hoje? Eu sempre falo para vocês serem a companhia de quem vocês escolheram para ser a companhia de vocês. E olhando para o seu agora, acha mesmo que ele vai lembrar dos banhos? Das bandana, perfumes e roupinhas? Ou da coleção de peitorais e guias? Acha mesmo? Olhe para o cão na sua frente. Pense quantas experiências vocês estão se privando por coisas pequenas, passageiras ou de pouca importância. Tem tanta vida lá fora..."

Enquanto lia, na minha cabeça passava imagens dos meus pets que já se foram, o que eu acho que fiz certo, analisando o que eu fiz de errado.. Senti uma mistura de saudade (nunca passa né?), culpa, mas um certa tranquilidade em me dar conta de que eu genuinamente sempre procurei fazer o melhor com o conhecimento que tinha na época. E então parei pra pensar no que tenho feito pelo meu filhote @jeanclaudevangato (claro que eu fiz um Instagram pra ele rs). Eu tenho sim feito o melhor que posso por ele, com o conhecimento que tenho, mas há certas áreas da vida dele que tem sido negligenciadas, seja por comodidade ou por deixar o trabalho tomar conta do meu dia.. Enfim. Refleti bastante, e me comprometi em fazer o melhor pra rever


ter isso. Então a minha intenção aqui é: leiam esse post da @vidadespitz , reflitam, e façam o melhor que estiver ao seu alcance pelos seus companheirinhos de 4 patas! Se importe com o que realmente é importante aos olhos dele! Deixe de lado o medo do seu pet não estar com o pelo brilhante e cheirando á perfume, e permita que ele explore, e se conecte com a própria natureza.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Patê natural

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  • LinkedIn
bottom of page