top of page
Buscar
Foto do escritorBruna Fernandes

Petiscos!

Todo tutor adora presentear o pet com um petisco, seja por um bom comportamento ou mesmo só pra agradar não é? Mas qual oferecer?





Dos petiscos industrializados é interessante escolher aqueles com ingredientes de alta qualidade (classificados como premium e super premium), sem corantes, sem os conservantes sintéticos BHT e BHA, com conservantes naturais (vitaminas C e E, alecrim, beta caroteno, entre outros).


Alguns ainda possuem ingredientes funcionais, menor teor de calorias, maior concentração de vitaminas e ácidos graxos essenciais, transformando o simples petisco em um alimento bem saudável.


Nas opções naturais temos as frutas e legumes, como a maçã, banana, xuxu e cenoura. Estes são só alguns exemplos dos alimentos mais comumente oferecidos como petisco, mas temos uma infinidade de outros alimentos permitidos.


É importante lembrar que há alimentos que são tóxicos para os pets, e estes jamais devem ser oferecidos por causarem intoxicações graves, e estes são a uva, açaí, carambola, a semente os os subprodutos do cacau, a casca e a semente do abacate.


Há ainda os petiscos desidratados, como pedacinhos de carne bovina, de aves e peixes, orelha bovina e suína e até frutas desidratadas. Sendo uma opção mais próxima ao natural e com uma durabilidade maior, pela técnica de desidratação.


A quantidade a ser oferecida é uma parte bem importante, pois considerando que o petisco é um alimento extra à ração, serão mais calorias na dieta total do pet, e se o pet ingere uma grande quantidade de calorias, todos os dias, ele tem grandes chances de desenvolver sobrepeso, obesidade e diabetes. Logo, a proporção de petiscos na quantidade de 10% das calorias totais do dia, deve ser respeitada.


Devemos nos lembrar apenas que essas recomendações são para pets saudáveis, cães e gatos com qualquer enfermidade podem ter restrições dietéticas que não condizem com o que conversamos aqui.


Agora uma receitinha super fácil de biscoitinhos assados pra você fazer em casa


Ingredientes

  • 2/3 xícara de banana amassada

  • 1/4 xícara de pasta de amendoim integral (sem açúcar, xilitol, chocolate ou outros ingredientes)

  • 2 ovos grandes

  • 2 1/2 – 3 xícaras de farinha de trigo integral ou de aveia

Modo de fazer:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira com papel manteiga ou use uma que seja antiaderente;

  2. Misture todos os ingredientes úmidos (banana, pasta de amendoim e ovos) até que fique uma massa bem homogênea. Aos poucos, adicione a farinha, apenas até incorporar. Adicione mais 1/4 de xícara de farinha de cada vez apenas até que a massa não fique mais pegajosa.

  3. Trabalhando em uma superfície levemente enfarinhada, sove a massa 3-4 vezes até ficar homogênea. Usando um rolo, abra a massa até ficar da espessura desejada. Usando cortadores de biscoito, corte a massa e coloque na assadeira preparada.

  4. Coloque no forno e asse até que as bordas fiquem douradas, cerca de 20-25 minutos.*

  5. Deixe esfriar completamente e sirva.

* O tempo no forno pode variar de acordo com a espessura dos biscoitinhos

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Patê natural

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • TikTok
  • LinkedIn
bottom of page