A ração que o pet consome influencia no bom funcionamento de basicamente todos os órgãos, no cresimento adequado do filhote, no envelhecimento saudável, na boa manutenção do adulto e até na gravidez segura das fêmeas, logo devemos nos informar sobre o que o pet ingere quando ele consome a ração que compramos no pet shop ou loja agropecuária.
Mas como podemos obter estas informações de forma segura ao adquirir a ração á granel?
E como saber se você realmente está levando pro seu pet a ração super-premium que você pagou, e não uma mistura?
Será que está dentro da validade?
Esses são os primeiros problemas que encontro nas consultas quando pergunto qual o alimento que o pet consome, e o tutor tem o costume de adquirir a ração á granel. Não se sabe exatamente o nome, se era pra adulto ou idoso, premium, super-premium ou econômica, pois foi seguido apenas a recomendação do lojista. Deste modo não tenho como avaliar sua composição, para determinar se aquele alimento está atendendo ás necessidades individuais daquele pet, se os seus ingredientes são de boa qualidade, se há emprego de conservantes sintéticos, e diversas outras informações importantes que vem na embalagem.
Rações vendidas á granel estão sujeitas á fraudes, onde há a possibilidade de lojista fazer uma mistura das rações que se pareçam fisicamente.
É terrível de se pensar nessa situação, mas é sim uma possibilidade que temos de considerar. A exposição da ração ao ambiente fora da embalagem é outro ponto grave. Pois este contato permite que ocorra oxidação dos seus componentes, deixando o alimento com menor teor de vitaminas, menor valor energético, odor e sabor alterados. Além disso, o contato do oxigênio com a ração promove a oxidação de gorduras, gerando radicais livres, que são elementos tóxicos e causam danos celulares, tem potencial carcinogênico, depressão do sistema imune e envelhecimento precoce.
E há ainda a questão da proliferação de fungos e bactérias no alimento, por uma má conservação que o modo de armazenamento confere. Estes microrganismos ao se proliferarem liberam compostos tóxicos no alimento, que podem causar sérias intoxicações ao pet que a ingerir.
Com todas essas informações dá pra entender por que todo veterinário é contra a compra de ração á granel não é?
Comments