Cães e Gatos tem uma natureza exploratória muito forte, ou seja, eles gostam de explorar! Seus ancestrais evoluíram percorrendo distâncias enormes, conhecendo seus arredores para estarem cientes dos perigos e locais seguros para sobreviverem. Esse traço permanece até hoje nos nossos pets. Mesmo com a domesticação, castração e mudança drástica de ambiente que eles sofreram, ainda adoram explorar!
Além dessa atração pela exploração, os nossos pets gostam muito de praticar atividades físicas! Sim! Isso traz sensação de bem-estar, libera toda aquela energia que eles tem por natureza e estimula a parte cognitiva. Mas será que estamos estimulando nossos bichinhos da forma satisfatória? Será que aquela voltinha no bairro, ou a bolinha que jogamos por 15 minutos pra eles, supre essas necessidades? Pois são sim necessidades inerentes ás espécies!
A nossa rotina frequentemente nos impede de proporcionar esses estímulos aos pets, mas precisamos nos esforçar nos horários livres, afinal escolhemos adotar/comprar aquele bichinho, não é? Então é nossa responsabilidade.
Mas não é preciso fazer trilhas e circuitos de agility todos os dias com eles, mas, sempre que possível, leve o pet em passeios mais longos, em locais diferentes (parques, locais arborizados e etc), tire algumas horas pra brincar e exercitar o animal de verdade! Esconda petiscos pela casa/quintal pro pet explorar! Dentro de casa, ofereça brinquedos que ele consiga se divertir mesmo quando você não tiver tempo (hoje existem empresas especializadas nesses itens, sabia?). E isso vale tanto pra cães quanto pra gatos, ok? Gatos também passeiam na coleira, exploram, gostam de se exercitar..
O sedentarismo animal infelizmente é algo muito presente nos pets atualmente. E essa falta de atividade sempre leva a distúrbios físicos e psicológicos, que podem se complicar bastante em pouco tempo, sendo refletida em sobrepeso, obesidade, depressão, ansiedade, automutilação, e diversos distúrbios comportamentais.
Cuidar da saúde física e mental do pet é ser um tutor responsável, mas mais do que isso, é entender que o bicho precisa ser bicho
Comments